Coçar a Barriga na Gravidez dá Estrias? Saiba Aqui!

By | 13 de abril de 2016

Quem nunca ouviu da vovó a velha frase de que coçar a barriga durante a gravidez promove estrias? E não são só essas recomendações não. Ainda há as especulações de que não se pode comer peixe cru durante a gestação, praticar relações sexuais com o parceiro, enfim, muitos MITOS! Mas, e em relação à coceira na barriga quando a mulher está grávida? Será que existe um fundo de verdade nessa proposta? Abaixo damos para você, futura mamãe, a resposta para esta pergunta e muito mais, confira!

Coçar A Barriga Dá Estrias? Mito ou Verdade?

A opinião entre os especialistas ginecologistas e obstetras é unânime: a conversa de que coçar a barriga durante a gravidez e diversos outros mitos relacionados a isso só existem para preocupar a cabeça das jovens mães. O que acontece, na verdade, é ao contrário disso. Não é o ato de coçar a barriga durante a gravidez que favorece o aparecimento das estrias, e sim, quando elas estão para aparecer é que o incômodo da coceira surge. Aí o que acontece é a mulher ficar achando que, por ela ter coçado a barriga, as estrias apareceram. Mas, nada disso, ok?!

Por Que As Estrias Surgem Durante A Gravidez

Algumas mulheres, quando grávidas, ficam bravíssimas quando encontram uma amiga que também está gestante, mas diferente dela, não possui sequer uma estria na barriga ou no restante do corpo. O que acontece é que algumas pessoas possuem mais tendência para desenvolver essas cicatrizes, por fatores hereditários, o que necessita de muito mais cuidados.

Coceira e estrias na gravidez

Coceira e estrias na gravidez

Porém, na grande parte das vezes, as estrias surgem por dois fatores mais comuns sem serem por características hereditárias: o aumento excessivo de peso durante a gestação e a falta de cuidados com a pele. A nossa pele pode ser dividida em duas camadas: a epiderme e a derme. A primeira é uma das partes mais superficiais e a segunda já é a mais profunda.

Quando a mulher está grávida, com o aumento excessivo da barriga, a derme – camada mais profunda – pode se romper e causar as temíveis marquinhas: estrias! Durante essa ruptura da derme é aí que a coceira, assunto inicial deste post, entra em ação, como se fosse um “aviso” de que a estria está chegando.

Leia também

Coçar a barriga na gravidez não dá estrias, entretanto, isto não quer dizer que elas não aparecem durante esta fase. Na verdade, aparecem MUITO se você não tomar as devidas precauções. O primeiro passo para garantir que a pele permaneça lisinha e sem nenhuma cicatriz é a hidratação da mesma e evitar o ganho demasiado de peso. O cosmético em questão deve ser comprado com cuidado, pois não é qualquer um que a mulher pode usar durante a gestação. Por isso, recomendamos que você opte por receitinhas caseiras, naturais e que não promovem nenhum efeito colateral para a sua saúde e nem para a do bebê.

Neste e-book gratuito, que você pode baixar clicando bem aqui, eu, Maycon Mazzo, que sou técnico de enfermagem e especialista em estrias, disponibilizo para você diversas dicas e receitas caseiras para evitar mais estrias, tanto na gestação quanto em qualquer outra fase da mulher. Vale a pena conferir para manter o barrigão sem nenhuma marquinha, viu? Até a próxima!

Recomendados Para Você:

One thought on “Coçar a Barriga na Gravidez dá Estrias? Saiba Aqui!

  1. Jacyvaldo

    Conteúdo muito interessante, que trás muita informação de valor, indicarei a outras pessoas. As estrias são um grande incômodo para grande parte das mulheres, que terminam gastando rios de dinheiro por não saberem de tratamentos alternativos, simples, porém muito eficazes.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *